sexta-feira, 12 de março de 2010

Um projeto de vida








Um projeto de vida
Iara de Mattos Rodrigues

Tantas vezes nos surpreendemos pensando no significado da nossa existência, sobre o que devemos ou podemos fazer com o nosso legado de vida. Quase sempre deixamos isso de lado, e vamos tocando tudo meio indiferente, resignados, um tanto fatalistas, à espera de que algo mude.
Precisamos assumir a grandeza do nosso destino, comandar nossa vida, alterar, desenhar, através da nossa ação, do nosso fazer, do nosso querer, do nosso sonhar, o legado que nos coube.
Precisamos antes de tudo saber a que viemos, o que queremos, o que podemos mudar ou modificar em nós mesmos e à nossa volta.
Se somos seres pensantes, amorosos, criativos, imaginosos, com infinitas possibilidades de crescimento e realizações, por que não pensamos nisto o tempo todo?
Investigue-se. Defina-se. Invista em você mesmo. Observe. Reflita. Acredite em você. Aventure-se no tempo. Ponha toda a sua energia para sonhar e planejar. Saiba ler nas entrelinhas. Desperte. Esteja alerta. Pressinta. Abre seus poros, seus sentimentos. Trabalhe a sua intuição.
Acredite também no destino do acaso - mesmo que não exista - ou definido por muitos como uma organização maior de acontecimentos, que ainda não podemos compreender - que tantas vezes põe a nossa frente sinais de sintonia com dimensões maiores, a que devemos seguir, sob pena de atrasarmos nossa caminhada rumo ao infinito.
Faça isso sozinho. Não importa o que os outros digam, pensem ou esperem de você. Planeje tranquilamente o seu destino. Abra as gavetas do seu coração e descubra quem você é. Descubra seus sonhos, seus ideais de vida. Acredite, eles estão lá dentro, è espera, aguardando e sonhando por você.
Meu projeto de vida

Faça um projeto para a sua Vida. Ponha nele, em primeiro lugar, seus sonhos. Tudo o que você gostaria de ser, de fazer e de poder ter. Enriqueça seus sonhos com todos os detalhes possíveis. Solte sua imaginação. Coragem e ousadia devem temperar seus sonhos. No fim, você saberá que tudo é possível. Basta acreditar.
A seguir, atreva-se mais e pense em suas loucuras. - realizações e acontecimentos tão fantásticos, que ultrapassam o senso comum. Aqui sim, a ousadia é total - delírio puro. Afinal, tudo é magia. Agora programe as viabilidades. É a sua trajetória de vida. Aqui entram suas prioridades.
Comece fazendo um mapa com suas intenções, desejos, metas e objetivos, a médio e longo prazo. Etapa por etapa. Não se importe se eles não se sucederem na linha que você planejou. O importante é o caminho, por si mesmo tão proveitoso, que já vale e justifica a ação mesmo se não chegarmos aonde almejamos - o que é bem pouco provável. O futuro dirá.
Não se preocupe com o tempo que isso vai levar. Seja exatamente flexível para chegar a seus fins. Não se abale com o que ainda não conseguir. Apenas confie. Insista em seus objetivos, mas sem rigidez ou cobranças demasiadas. Jogue sempre com todas as possibilidades que encontrar, com a convicção plena de que é preciso tentar ser. Leia os sinais com atenção - muitas vezes eles nos apontam direções a seguir. Siga a sua intuição. Não perca nada, pois tudo vale como aprendizado de vida.
Parabéns pela obra que você vai empreender. Ela vai transformar sua vida e a vida de muitas pessoas. Parabéns pela coragem de assumir o seu destino.

Um comentário:

disse...

"Faça isso sozinho. Não importa o que os outros digam, pensem ou esperem de você. Planeje tranquilamente o seu destino. Abra as gavetas do seu coração e descubra quem você é. Descubra seus sonhos, seus ideais de vida. Acredite, eles estão lá dentro, è espera, aguardando e sonhando por você."

Precisava muito ler isso.
Parabéns pelo lindo e digno texto.
Que seu fim de semana seja cheio de luz e paz.
Obrigada por esta palavras, você não imagina como me fez bem.