sexta-feira, 3 de julho de 2009

Um amor-perfeito de inverno

Confesso que já fui bem mais apaixonada pelo inverno.
Quando somos jovens, todas as estações são semelhantes, afinal o que se quer mesmo é viver, independente da "previsão do tempo". Depois crescemos, amadurecemos e descobrimos que o processo é um pouco diferente. Principalmente para quem nasceu e cresceu numa região do Brasil em que o frio castiga mesmo. Esta estação faz juz aos ditados populares muito usados aqui no Rio Grande do Sul que dizem: - "Hoje está um frio de renguear cusco" ou então "Hoje está um frio de empedrar água de poço". Mesmo com todo esse "gelo", ficaram registrados na minha memória cenas maravilhosas da minha infância. E como se fosse um filme, ele se repete a cada inverno que se aproxima. Lembro muito da minha mãe trazendo junto às compras feitas no supermercado, alguns envelopes com sementes de flores típicas desta estação, para que fossem semeadas num canteiro lateral a entrada da nossa casa. Entre bocas-de-leão, cravinas, cravos, lá estavam os amores-perfeitos.
Tão lindas quanto as outras flores, mas ao mesmo tempo tão diferentes. Não sei se é por causa das inúmeras tonalidades (roxo, vermelho, amarelo) ou porque é tão pequenina, singela. Sei lá. O importante é que me encantam sempre. Não importa o quão está rigoroso o frio do inverno. Lá estarão elas, firmes e belas. Resistentes à qualquer tempestade.
Nascem, crescem, florescem, sementam e morrem, completando seu ciclo de vida, mesmo sendo por um período tão curto.
Elas deveriam ser o símbolo das grandes amizades e dos eternos apaixonados, pois há uma certa semelhança com aquela antiga frase: - "Que seja eterno enquanto dure". Afinal de contas, elas duram apenas uma estação, mas são simplesmente inesquecíveis.


.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-. -.-.-.-.--.-.--.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

*Num mundo conturbado como o nosso, onde a sociedade tem um olhar absolutamente consumista, ainda encontramos lugares que comemoram o dia da Amizade. Aqui no Brasil não é diferente e este dia é o 20 de julho. Uma boa oportunidade para exercitarmos este sentimento com diferentes gestos. E por que não presentear os amigos com sementes de flores. Além de ser muito barato, é criativo e saudável e o seu amigo vai entender o recado da sua boa intenção. Colorir a sua vida e embelezar o Planeta.
Afinal, um buquê de amores-perfeitos tem lá seu valor.

Nenhum comentário: